área exclusiva para clientes

E-books

Tempos de planejar (re)encontros

Tempos de planejar (re)encontros

A Educação Infantil e a pandemia
Por
Marisa Vasconcelos e Thais Monteiro Ciardella
Editora
Biruta
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Este é o sexto e-book da coleção “A Educação Infantil e a pandemia”, que reúne um conjunto de reflexões sobre aspectos que têm mobilizado muitos profissionais que atuam na Educação Infantil e que dizem respeito a questões postas para essa etapa educacional em uma situação inesperada, como a de pandemia. O objetivo desta coleção é oferecer aos professores elementos para reflexão e apropriação desse paradigma educacional e possibilitar a assimilação de seus sentimentos em relação a este momento social, com o intuito de que atuem como parceiros das famílias e garantam o vínculo com as crianças.

“Tempos de Planejar (re)encontros” aborda, especificamente, a importância do planejamento das escolas e suas equipes para o momento de retorno, ou, como dizem as autoras, o momento dessa nova e esperada transição entre casa e escola. São muitos os aspectos que merecem ser abordados em relação à gestão pedagógica para esse retorno, mas aqui se destacam os tempos e os espaços das escolas: “um replanejamento de tempos e espaços, bem como de procedimentos institucionais, que sigam as orientações das autoridades sanitárias, ajuda a (re)conhecer cuidados necessários na construção de um ambiente saudável”.

Assim, uma vez que o “planejamento de decisões de gestão pedagógica devam promover um retorno respeitoso, seguro e acolhedor”, as autoras apresentam diferentes estratégias que buscam dar visibilidade “para as concepções de Educação Infantil e para as aprendizagens que a unidade escolar busca assegurar para as crianças e também para adultos...”.