área exclusiva para clientes

E-books

Sonhos d'Ouro

Sonhos d'Ouro

Por
José de Alencar
Editora
Digitaliza
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Publicado em 1872, Sonhos d’Ouro é um romance escrito por José de Alencar, um dos principais autores do Romantismo brasileiro. Por retratar o cotidiano da corte carioca do Segundo Reinado, a obra é considerada parte de seus escritos urbanos.
A narrativa é centrada nos personagens Ricardo e Guida. Ele é um paulistano, de origem humilde, que, após se tornar advogado, vai para o Rio de Janeiro exercer a profissão, com o objetivo de obter melhores condições financeiras. Nas horas vagas, o rapaz tem o hábito de retratar a paisagem exuberante carioca, que tem destaque no romance. Em contrapartida, Guida, bela jovem, tem berço nobre, é filha do comendador Soares, pertencente à fina corte carioca. Ambos se encontram, pela primeira vez, durante um passeio a cavalo, quando Ricardo admira uma linda flor, de cor dourada, a qual denomina, por isso, de “sonhos d’ouro”, símbolo que percorre a história. 

Jornalista, dramaturgo, advogado e político, é como romancista que José Martiniano de Alencar (1829-1877), expoente representante da literatura romântica brasileira do século 19, torna-se conhecido, destacando-se, sobretudo, por sua contribuição na constituição de uma literatura genuinamente brasileira, com suas obras sertanistas, indianistas, e de ambientação urbana, que representam literariamente a nossa “cor local”. Entre os seus livros mais conhecidos estão O Guarani, Iracema e Senhora.