área exclusiva para clientes

E-books

Reflexões sobre a volta à escola em tempos de isolamento

Reflexões sobre a volta à escola em tempos de isolamento

A Educação Infantil e a pandemia
Por
Maria Paula Zurawski
Editora
Biruta
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Este é o sétimo e-book da coleção “A Educação Infantil e a pandemia”, que reúne um conjunto de reflexões sobre aspectos que têm mobilizado muitos profissionais que atuam na Educação Infantil e que dizem respeito a questões postas para essa etapa educacional em uma situação inesperada, como a de pandemia. O objetivo desta coleção é oferecer aos professores elementos para reflexão e apropriação desse paradigma educacional e possibilitar a assimilação de seus sentimentos em relação a este momento social, com o intuito de que atuem como parceiros das famílias e garantam o vínculo com as crianças. 

“Reflexões sobre a volta à escola em tempos de isolamento” procura argumentar que mesmo com todas as incertezas e preocupações sobre o retorno presencial da Educação Infantil, ele é possível e seguro quando as decisões são planejadas de forma compartilhada entre escola e comunidade.

Para a autora, “a pandemia parece trazer, para além do medo e da dúvida, a oportunidade de inaugurar ou consolidar práticas democráticas de participação e de tomar, em nossas próprias mãos, a responsabilidade social sobre o bem-estar dos nossos bebês e crianças bem pequenas. A estrutura para que isso aconteça varia de cidade para cidade, de escola para escola. Em alguns contextos, a participação é uma prática que precisa ser inaugurada. Em outras já ocorre regularmente”. 

Discutindo ideias e conceitos como os de construção comum de valores, responsabilidade, civismo e resiliência, afirma que quem pode tomar decisões sobre a volta na Educação Infantil é a própria Educação Infantil, a partir da “consolidação de uma comunidade forte e participativa, que se apoie quando é preciso discutir e tomar decisões”.