área exclusiva para clientes

E-books

Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil

Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil

Por
Marcos Mendes (org.)
Editora
Autografia
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

O país que podíamos ter
Quando consolidamos os erros cometidos em políticas públicas no passado recente e imaginamos que se, por um passe de mágica, eles não tivessem acontecido, percebemos que poderíamos estar vivendo em um país diferente.
As políticas públicas equivocadas discutidas pelos diversos autores neste livro (vale lembrar que os casos abordados são os mais gritantes, o que exclui uma quantidade de outros de menor expressão) foram determinantes para que a nossa dívida pública esteja acima de 80% do PIB e crescendo, para que o investimento anual do Governo Federal esteja reduzido a pouco mais de 0,5% do PIB, e para que a economia esteja presa em uma teia de baixa produtividade.
Se, em vez de desperdiçar recursos, tivéssemos feito investimento em infraestrutura de qualidade, por exemplo, teríamos gerados mais empregos, destravado o investimento privado, melhorado a vida das pessoas. 
Se não tivéssemos adotado tantas políticas que levam a má alocação de recursos e travam a produtividade, já estaríamos saindo da recessão que entramos em 2014 e da qual não nos recuperamos plenamente até hoje.