área exclusiva para clientes

E-books

Jovens em Tempos Digitais

Jovens em Tempos Digitais

Por
Sandra Niskier Flanzer
Editora
Consultor
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

"À luz da psicanálise, este livro aborda algumas mudanças substanciais observadas no comportamento dos jovens, como consequência, entre outros fatores, do uso excessivo das ferramentas tecnológicas. O uso sem limites tem provocado uma inversão de valores: o que despontou como chance de inclusão tem enveredado para um mecanismo mais potente de exclusão – o isolamento do próprio sujeito, ou de sua relação com a cultura, seus laços sociais.

Os profissionais de saúde mental têm se deparado com algumas consequências psíquicas alarmantes - que a pandemia intensificou. Por outro lado, com a pandemia, a vilania atribuída aos dispositivos móveis cedeu lugar, e os recursos tecnológicos passaram a ser um grande aliado para o atravessamento da solidão e da reclusão compulsória causada pelo distanciamento social.

O presente livro pretende analisar os novos laços sociais, constituídos através das telas e fundamentados num jogo de espelhos onde predomina o imaginário, inseridos numa dinâmica hiperativa que tende a excluir a separação e o limite - conceitos fundamentais da psicanálise, e clinicamente imprescindíveis no que tange à saúde mental do sujeito. Essas questões (recolhidas da experiência com jovens aprendizes e educadores) trazem à tona um debate fundamental para a nossa cultura, irreversivelmente marcada por esses novos tempos digitais".