área exclusiva para clientes

E-books

Gênero, Violência e Saúde

Gênero, Violência e Saúde

Processos de Envelhecimento
Por
Elder Cerqueira-Santos
Editora
Grupo Editorial Scortecci
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Os textos aqui reunidos compõem uma síntese não somente conceitual de reflexões e inquietudes científicas, mas representam também um convite para pensarmos em mecanismos de prevenção contra os retrocessos observados em âmbito interpessoal, comunitário e político.

Nosso objetivo é que o leitor possa encontrar uma extensa revisão da literatura sobre aplicações dos diferentes modelos e teorias ao incentivar a adoção e manutenção de comportamentos que promovam mudanças desde a perspectiva da saúde, do gênero e da violência em idosos.

Em doze capítulos, 29 autores nacionais e do exterior discorrem sobre temas centrais do processo de envelhecimento, como o declínio cognitivo, a demência, a depressão, as relações familiares e intergeracionais, o suicídio, o preconceito e a discriminação, a aposentadoria. Somos brindados também com assuntos menos estudados nessa faixa etária, relacionados à identidade e à cultura, como a surdofobia e o preconceito associado ao audismo ou ouvintismo, a homossexualidade e a conjugalidade LGBT.

As questões sociais são tratadas com destaque para o problema da violência contra o idoso no trabalho e contra populações negra, do campo, da floresta e das águas, que são invisíveis para as políticas públicas. Esse conjunto de temas torna este livro único, oferecendo assuntos e reflexões aos quais não costumamos ter acesso facilmente. Neste ponto, o livro mostra também seu diferencial em mostrar possibilidades de integração dos temas tradicionalmente ligados à Psicologia da Saúde, Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento, compondo a área da Psicologia do Envelhecimento.