área exclusiva para clientes

E-books

Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas

Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas

XX ENDIPE - RIO 2020
Por
Giseli Barreto da Cruz, Claudia Fernandes, Helena Amaral da Fontoura e Silvana Mesquita
Editora
De Petrus
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Em tempos tão desafiadores, organizar um livro com textos que buscam didáticas outras, formas de pensar e fazer a educação escolar de maneiras insurgentes, diferentes, nos pareceu de grande importância e compromisso com a área e com nossos(as) colegas professores(as), especialmente aos colegas da educação básica.

Todos os textos aqui presentes foram elaborados a partir de um convite por ocasião da realização do XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XX Endipe-Rio). Os textos foram escritos a partir dos temas para os quais os simposistas foram convidados, mas vão além de suas falas no evento, portanto não se configura, esse livro, em anais de Endipe. Nossa ideia foi produzir um livro que trouxesse reflexões sobre a Didática e as Práticas de Ensino com temas contemporâneos e urgentes.

A produção do livro se deu em meio às incertezas trazidas pela pandemia mundial causada pela Covid-19. Os desafios para sua produção foram enormes, inclusive para os autores que buscaram inspiração, muitos já em isolamento social em suas casas. Esperamos que sua leitura seja tão instigante e desafiadora quanto foi sua produção.

Este e-book apresenta diversas pesquisas na área de Educação, de profissionais comprometidos com fazeres e saberes, construções comprometidas com uma sociedade mais democrática, inclusiva, plural, mais criativa em encontrar soluções urgentes para que o mundo se torne um lugar melhor para se viver. Nesse contexto tão complexo e desafiador, no qual estamos inseridos, desejamos que a educação escolar oferecida possa ser mais irreverente, criativa, atentas às mudanças necessárias para um viver mais responsável, saudável e feliz entre os seres humanos.