área exclusiva para clientes

E-books

Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Doutorado Profissional I/20
Por
Marco Antonio Basso
Editora
Grupo Editorial Scortecci
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

A cada dia que passa cresce a dificuldade de resolução dos atuais problemas sociais. Da mesma forma que a nossa sociedade se tornou mais complexa devido ao avanço tecnológico constante, as ciências também evoluíram. Problemas, que antes eram estudados e resolvidos simplesmente com a aplicação dos princípios, métodos e valores das ciências tradicionais, não são mais facilmente aplicáveis às situações modernas. Dentro desse contexto, podem e devem ser inseridos os problemas sociais que envolvem a ordem pública e, principalmente, o seu elemento segurança pública.

Essas questões que tanto afligem a sociedade não podem mais ser estudadas unicamente através de ciências tradicionais, como as ciências jurídicas, as ciências sociais ou as ciências antropológicas. Torna-se necessária a aplicação concorrente de princípios e métodos específicos à sua resolução e, sendo assim, não há como deixar de mencionar a existência de um novo ramo de estudos, qual seja: o estudo das ciências policiais de segurança e ordem pública.

O desenvolvimento da pesquisa sobre a ciência policial, dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem sido conduzido, principalmente, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança Coronel PM Nelson Freire Terra, responsável pelo desenvolvimento dos programas de Mestrado e Doutoramento em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, conforme determinado pela Lei Complementar Estadual nº 1.036, de 11 de janeiro de 2008, igualmente reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Como fruto das pesquisas desenvolvidas durante o programa de Doutoramento I/20, os autores desta obra, todos oficiais da Polícia Militar dos estados de São Paulo, Maranhão ou Piauí, produziram suas teses e diversos artigos científicos a respeito de inúmeros problemas que envolvem o estudo da ordem pública. A compilação de parte desses trabalhos e a sua divulgação tornam-se um instrumento eficaz para incentivar a participação das demais instituições de ensino superior no desenvolvimento da pesquisa e busca da solução dos problemas modernos que afligem a sociedade brasileira.