área exclusiva para clientes

E-books

Cadeias dominadas

Cadeias dominadas

A Fundação Casa, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos
Por
Fábio Mallart
Editora
Terceiro Nome
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

"O livro de Fábio Mallart é o resultado de densa e longa pesquisa etnográfica com crianças e adolescentes da Fundação CASA. A partir de uma aguçada análise, o autor demonstra como a estruturação do poder entre os internos da Fundação é simétrica ao que ocorre nos presídios e periferias de São Paulo, marcados pela ordem imposta pela organização criminosa PCC.
 

Ele descreve ainda a trajetória institucional que remonta às extintas FUNABEM e FEBEM, até culminar na Fundação CASA. O que percebemos ao final da leitura é um longo processo de reconfiguração da legislação, das medidas educativas e punitivas, dos atores públicos e mesmo da arquitetura dos espaços de internação que os aproxima progressivamente da lógica dos presídios.

 

Ao percorrer esta história institucional e ao decifrar minuciosamente a rotina dos internos da Fundação CASA, o livro revela com sensibilidade e sobriedade como o país, e em particular o estado de São Paulo, lida com suas crianças e adolescentes que se encontram em conflito com a lei."

 

por Ronaldo Almeida, antropólogo, professor da Unicamp e pesquisador do Cebrapp.