área exclusiva para clientes

E-books

AGRO

O papel do agronegócio brasileiro nas novas relações econômicas mundiais
Por
Daniela Garcia Giacobbo e Leandro Mello Frota
Editora
Synergia
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

A ideia de escrever este livro surgiu ainda em 2020, diante dos números expressivos que eram atribuídos ao desempenho do agronegócio brasileiro e que alavancavam uma economia atingida pela pandemia da COVID-19. Tal desempenho foi fruto de uma safra recorde de grãos e de um excelente desempenho da pecuária, o que gerou saldo positivo na balança comercial, propiciando a criação de mais empregos e renda.

Igualmente motivou os autores a celebração dos trinta anos da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, que instituiu a Política Agrícola no Brasil. Uma data que não poderia passar em branco, uma vez que essa lei, inovadora para a época, foi importante não só por organizar o setor, mas por buscar consolidar, em um único instrumento, regras importantes como as relacionadas a produção, crédito, tecnologia e sustentabilidade.

A partir dessa lei, assim como as relacionadas, que se seguiram, o país seguiu uma trajetória sem volta, de um crescimento econômico baseado na sustentabilidade.

Buscamos, neste livro, demonstrar isso: que somos uma potência agroambiental.
Como prefaciante, convidamos o Professor Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura e Coordenador da FGV Agro, que nos brindou com um texto vigoroso e muito rico em informações, fornecendo uma visão geral e detalhada de uma atividade agropecuária tropical sustentável, a qual, conforme ressaltado, “deverá colocar o Brasil na posição de campeão mundial da segurança alimentar”.

Procuramos trazer aos leitores visões plúrimas do papel e do funcionamento da agropecuária brasileira, emanadas, em vinte brilhantes artigos, de produtores e gestores rurais, juristas do agronegócio, parlamentar, antigos e atuais gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores dos setores da agropecuária e do direito ambiental, profissionais da agroindústria, bem como de representantes de entidades e grupos do agronegócio e de outras instituições, de alguma forma, relacionadas ao agro.

Diante de tamanho conteúdo, só nos resta agradecer aos coautores, que disponibilizaram o seu tempo e capital intelectual na defesa de suas grandes ideias e experiências, tão bem relatadas neste livro especial.

Desejamos uma ótima leitura.

Daniela Garcia Giacobbo