área exclusiva para clientes

E-books

Open innovation e os direitos da propriedade intelectual

Open innovation e os direitos da propriedade intelectual: interseção ou dicotomia?

A atuação dos instrumentos contratuais na promoção da inovação aberta
Por
Raphaela Portilho
Editora
Gramma
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Este livro busca analisar os aspectos subjacentes à emergência do paradigma open innovation (ou inovação aberta).

Como atualmente o conhecimento se mostra difundido entre inúmeras fontes, a ideia de uma estrutura totalmente vertical e autossuficiente de pesquisa e desenvolvimento, inerente aos modelos fulcrados no paradigma anterior (closed innovation ou inovação fechada), vem dando lugar à crença de que ideias valiosas podem surgir tanto internamente quanto externamente, da mesma maneira que as inovações resultantes das atividades empresariais podem chegar ao mercado por caminhos internos e externos.

Essa abordagem atribui grande relevância ao intercâmbio de conhecimento e à perspectiva colaborativa, destacando como principal vantagem a diminuição dos custos com pesquisa e desenvolvimento. Dentre os vários pontos de distinção entre os referidos paradigmas encontra-se a função a ser desempenhada pela propriedade intelectual.

Conforme este livro pretende demonstrar, as sociedades empresárias adotantes do modelo em comento abordam a questão da titularidade de direitos de propriedade intelectual como ponto crucial à consecução de práticas baseadas em inovação aberta, as quais se instrumentalizam a partir de contratos formais.