área exclusiva para clientes

E-books

Novas Formas do Audiovisual

Novas Formas do Audiovisual

Por
Lucia Santaella
Editora
Estação das Letras e Cores
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Nos últimos anos, sob pressão das atividades práticas e artísticas, foram se sedimentando os estudos voltados para a expansão das antigas margens das mídias e de suas linguagens correspondentes. Tornou-se assim corrente se falar em foto expandida, cinema expandido, televisão expandida, som expandido e, até mesmo, literatura expandida e poesia expandida.

Disso advém o título deste livro que ora apresentamos ao leitor: Novas formas do audiovisual que aí estão borrando todas as antigas fronteiras na expansão de suas tradicionais bordas.

O termo “expansivo” advém da dificuldade em se encontrar e manter categorias estáveis, quando tudo escorrega em um contexto de infinitas possibilidades na criação e uso do verbo-som-imagem. Para facilitar o reconhecimento do território, em que o leitor irá penetrar, este volume buscou seu foco nas transformações pelas quais aquilo que costumávamos chamar de foto, cine, vídeo e tv estão passando. Embora essas transformações estejam sendo vivenciadas nas experiências de nosso dia a dia, é sempre aconselhável tomarmos conhecimento dos traços distintivos dessas transformações. Isso nos ajuda a palmilhar com mais vividez e familiaridade conceitual os caminhos de nossos intercursos com as linguagens. É para isso que este livro foi pensado e organizado como um conjunto de ensaios que trazem a expectativa de que neles o leitor encontre alguns dos sentidos que busca para os signos do contemporâneo.