área exclusiva para clientes

E-books

Nova gramática do português contemporâneo

Nova gramática do português contemporâneo

Por
Celso Cunha | Lindley Cintra
Editora
Lexikon
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Uma das mais conceituadas gramáticas da língua portuguesa — a mais adotada em concursos, idealizada por Celso Cunha e Lindley Cintra, grandes nomes do campo da língua portuguesa — em duas cores –, é uma obra obrigatória para todos os amantes do idioma. 

A gramática é uma descrição do português atual em sua forma culta, ou seja, da língua como a têm utilizado os escritores brasileiros, portugueses e africanos do Romantismo para cá, determinado com precisão. 

Como pretende mostrar a superior unidade da língua portuguesa em sua natural diversidade, uma atenção particular foi dada às diferenças de uso entre as modalidades nacionais e regionais do idioma, sobretudo as que se observam entre a variedade nacional europeia e a americana.

Houve também uma preocupação de examinar a palavra em sua forma e função, de acordo com os princípios da morfossintaxe, e de destacar e valorizar os meios expressivos do idioma, o que torna este livro, a um tempo, uma gramática e uma estilística do português contemporâneo.

Esta edição, na nova ortografia, vem acrescida do capítulo “Do Latim ao Português”. Num mundo cada vez mais partilhado e em interação, a visão histórica da Língua Portuguesa – hoje a língua oficial de cerca de 280 milhões de pessoas em oito países – é fundamental para compreender sua atual importância geopolítica, social e cultural.