área exclusiva para clientes

E-books

LADEIRA DO TEMPO-FOI

Por
Helio Brasil Corrêa da Silva
Editora
Synergia
Formatos
Onde encontrar
Sinopse









No bairro carioca de São Cristóvão, a vida brasileira dos anos 1940 a 1950 está no dia a dia de uma ampla galeria de personagens – imigrantes portugueses e espanhóis, professores, comerciantes,senhorios, burocratas, donas de casa, prostitutas, policiais, malandros, boêmios e muitos mais. Este é o contexto do romance Ladeira do Tempo-Foi, de Helio Brasil, que está sendo lançado pela Synergia Editora.

O cenário, nos mínimos detalhes, é extremamente familiar ao escritor, arquiteto e professor de arquitetura, nascido e criado no bairro que também é tema do seu livro São Cristóvão, memória e esperança, lançado em 2004 pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Relume-Dumará, como parte da Coleção Cantos do Rio. O mesmo texto voltou a ser editado em 2016 pela Faperj, em Cantos do Rio, imagens literárias de bairros e localidades cariocas, volume que reúne 13 textos da coleção.

Ladeira do Tempo-Foi é o segundo romance de Helio Brasil ambientado em São Cristóvão. O
primeiro é "A última adolescência", além de inúmeros contos com a mesma paisagem, para ele um território pessoal de vivências, “amostragem do brasileirismo e do carioquismo do bairro”.