área exclusiva para clientes

E-books

José Haroldo, o homem “visgado” pelo cacau

José Haroldo, o homem “visgado” pelo cacau

Por
Luiz Ferreira da Silva | Lício de Almeida Fontes
Editora
Grupo Editorial Scortecci
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Os autores se formaram na CEPLAC, crescendo em serviço, com trabalho e comprometimento institucional, sob a liderança do Zé Haroldo, a quem expressa gratidão através desse livro.
O homenageado, homem nascido e criado nas roças de cacau, teve seu destino trilhado pelo fruto ouro, através da CEPLAC, Instituição vivida em mão dupla, na sua luta para mantê-la proficiente a serviço do cacauicultor.
Nos capítulos, escritos de modo sucinto, pode-se aquilatar a dignidade no tratamento da coisa pública, a inteligência em priorizar ações com clarividência, a liderança consen¬tida, a capacidade de aglutinar a sua equipe e a maneira firme, mas humana, de resolver problemas e administrar conflitos.
Dentre os programas relevantes, sob a sua gestão, destacam-se o PROCACAU, o diagnóstico socioeconômico, a diversificação de cultivos, os polos amazônicos de cacau, o FUSEC, a UESC, as EMARCs, os escritórios de extensão distribuídos em diversos municípios.
No escopo desta modesta obra, merece referências o teor dos depoimentos de vários ceplaqueanos, hoje aposentados, demonstrando a magnitude do Zé Haroldo em diversos aspectos profissionais e humanitários, como teste¬munhos da sua conduta ilibada.
Vale a pena frisar que não se trata de uma biografia e, inclusive, os autores não se julgam capazes de fazê-la, mas um alinhavado de conhecimentos vividos e informações adicionais colhidas, com a intenção de gravar a Memória de um Homem, simples, mas grandioso, divulgando-a gerações subsequentes, mantendo viva a sua rica História de vida.