área exclusiva para clientes

E-books

Educação física da EJA

Educação física da EJA

Ressignificação do currículo e da docência
Por
Marcelo Souza
Editora
Gramma
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

A Educação Física foi incluída como componente curricular obrigatório na educação básica a partir da promulgação da LDB nº 9.394 de 1996. Desde então, a disciplina passou a ser exigida pelos níveis e modalidades de ensino; entretanto, abriam-se exceções aos estudantes do ensino noturno, permitindo a prática facultativa. Mais tarde, em 2003, a Lei nº 10.793 alterou a redação do artigo 26, parágrafo 3º, da Lei nº 9.394/96 e incluiu a obrigatoriedade da Educação Física em toda a educação básica.

Diante do panorama apresentado, esta obra pretende contribuir para a reflexão sobre o assunto e apontar possíveis caminhos a serem percorridos na construção efetiva de um currículo para Educação Física da EJA, pautado na cultura de sujeitos educativos. O diálogo permanente com as diversidades presentes na EJA é, de fato, ação primordial na orientação da escolha de conteúdos e de procedimentos de ensino para as aulas de Educação Física. Assim, serão discutidas diretrizes pedagógicas, históricas, políticas e culturais envolvidas na construção do currículo escolar para Educação Física da EJA, expressas na cultura corporal de movimentos. O currículo para Educação Física da EJA deve ser único, próprio e atender às diversidades existentes na modalidade de ensino.

Este livro é fruto das experiências realizadas com os alunos jovens, adultos e idosos na prática da Educação Física escolar e é um convite para novas possíveis reflexões que visam apoiar outros estudos relacionados à Educação Física da EJA.