área exclusiva para clientes

E-books

De GORDA a PLUS SIZE

De GORDA a PLUS SIZE

A moda do tamanho Grande
Por
Aliana Aires
Editora
Estação das Letras e Cores
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Neste livro, propomos um novo olhar para um nicho de mercado ainda pouco explorado e com grande potencial de consumo: a moda plus size.

Esta é a primeira obra escrita no Brasil e uma das poucas no mundo a abordar o tema, que foi silenciado e negligenciado nos contextos acadêmico e mercadológico. Ao longo da modernidade, a moda promoveu a imagem do corpo feminino magro, branco e jovem como modelo de beleza, excluindo a consumidora gorda. Esta só é efetivamente incluída no universo do consumo na última década, quando a moda passa por um processo de transformação com ênfase na diferença, dando visibilidade a outros corpos, impulsionada por movimentos de valorização da diversidade que emergem na esfera contemporânea.

Estudamos o mercado plus size no Brasil e nos Estados Unidos. Com desenvolvimento distinto, o estudo do mercado nos dois países permitiu a compreensão dos significados associados ao corpo gordo em cada cultura, assim como a comparação entre a constituição e evolução do segmento em ambos. Para incluir a mulher gorda, a esfera comunicacional da moda plus size opera transformações biopolíticas na produção de sentidos conferidos ao corpo gordo, promovendo as condições para a formação de uma nova identidade da mulher: a mulher plus size.

Um tamanho passa a identificar o sujeito. Desse modo, embora plus size seja somente um termo mercadológico em língua inglesa para designar “tamanho grande”, participar do mercado de moda plus size significa assumir um novo estilo de vida, pois afeta o corpo, o comportamento, a mente e o modo de viver. O estilo de vida plus size promove a reordenação da vida da mulher gorda, que é inserida na lógica da performance e celebrada como consumidora, ganhando existência no e pelo consumo.