área exclusiva para clientes

E-books

Custos ambientais da produção de energia elétrica

Custos ambientais da produção de energia elétrica

Por
Ricardo Cavalcanti Furtado
Editora
Synergia
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Até 2030, espera-se que o Brasil apresente uma taxa de crescimento econômico em torno de 4 ao ano, em média, enquanto o consumo de energia deve mais do que dobrar, inclusive o de eletricidade. Nessa perspectiva, a manutenção da proporção de energias renováveis da matriz energética nacional, em especial da matriz elétrica, é um dos principais desafios que o país necessita enfrentar para continuar na trajetória de desenvolvimento sustentado.

A correta compreensão de todos os custos envolvidos na produção da energia elétrica, dentre os quais certamente os custos ambientais não devem ser negligenciados, como bem aponta o autor, a despeito da sua extraordinária complexidade, visto que o maior potencial hidrelétrico atualmente está localizado na região amazônica.

Este livro tem a missão de ajudar a trilhar de modo resoluto nessa trajetória, por ser o único e o primeiro, até o presente, a quantificar os custos de degradação de projetos de geração de energia elétrica no Brasil, visando à contribuição da pesquisa para a ampliação do conhecimento dos profissionais da área de meio ambiente no campo da economia ambiental.