área exclusiva para clientes

E-books

A construção do livro

A construção do livro

princípios da técnica de editoração
Por
Emanuel Araújo
Editora
Lexikon
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Emanuel Araújo explica, em detalhes, em edição revista e atualizada, todo o processo de produção de livros com as novas técnicas surgidas nas últimas duas décadas.

Quando lançada a primeira edição de A construção do livro, Antonio Houaiss considerou-a uma “obra de consulta e referência indispensável em tudo quanto se refira aos temas [...] do livro”. Hoje, mais de vinte anos depois, ela continua sendo a obra de referência mais consultada por profissionais e leigos interessados no processo de produção editorial.  

A 2ª edição com apoio da Fundação Biblioteca Nacional foi revista e atualizada de acordo com a nova ortografia por Briquet de Lemos, editor e professor de biblioteconomia e colega de Emanuel Araújo.

Para facilitar o entendimento e a aplicação dos procedimentos editoriais, o livro é dividido em duas partes. Na primeira, são tratados os problemas de normalização, a fim de solucionar dúvidas e auxiliar os editores, revisores e tradutores quanto à padronização. Na segunda parte, o autor trata do processo industrial do livro, mostrando a designers, supervisores editoriais e produtores gráficos os elementos essenciais para o desempenho de suas tarefas. 

Por sua clareza e riqueza de informações, A construção do livro destina-se a todos que se interessam por livros e pelo processo de produção editorial.