área exclusiva para clientes

E-books

Bombas funcionando como turbinas

Por
Augusto Nelson Carvalho Viana
Editora
Synergia
Formatos
Onde encontrar
Sinopse



O livro intitulado Bombas Funcionando como Turbinas tem como objetivo principal apresentar as bombas de fluxo operando em reverso como turbinas, principalmente as bombas de centrífugas e mistas acionando geradores de indução em aproveitamentos de pequeno porte, ou seja, até potências de 100 kW. Basicamente, apresenta-se a geração com essa tecnologia em sistemas isolados, onde a rede elétrica está distante do consumidor, ou melhor, baseado na auto-produção de energia. 

Para dar um embasamento nesse tipo de tecnologia o livro é dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo mostra uma explanação sobre bombas de fluxo (centrífugas, mistas e axiais), ilustrando seus tipos, apresentando as definições de alturas geométricas da instalação, alturas da bomba, rendimento, potências, fenômenos hidráulicos e o comportamento da bomba operando com rotação constante e variável. 

O segundo capítulo repete-se o embasamento da mesma forma, entretanto, para turbinas hidráulicas convencionais (Pelton, Francis e Axiais) e as não convencionais MicheIl-Banki, Turgo, Turbilhão e as Bombas Funcionando como Turbinas. No capítulo 3 as bombas funcionando como turbinas são detalhadas e são apresentados dois métodos experimentais de seleção e recomendações para a aplicação prática, além de exemplos de escolha da máquina para operar como turbina baseado em dados de um microaproveitamento. 

O último capítulo traz as informações sobre os geradores de indução, bem como algumas sugestões de controle do grupo gerador baseado em experiências de alguns pesquisadores. Espera-se que seja uma fonte de consulta para os engenheiros e técnicos que queiram utilizar esse tipo de tecnologia.