área exclusiva para clientes

E-books

Árvore cor de rosa

Árvore cor de rosa

Estranhamento na prática de leitura de imagens
Por
Fernanda Monteiro Barreto Camargo
Editora
Gramma
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Pelo viés das mediações artísticas, as crianças extrapolam o sentido de senso comum e vão do contemplativo ao interpretativo, incluindo-se na categoria da mimese, que conduz à ruptura dos padrões estereotipados e dos juízos de valores estéticos, promovendo a experiência estética, ímpar e particular.

Faz-se necessário entender que o sentido do estranhamento está para além da intencionalidade do artista ao produzir a obra, mas trilha seus próprios passos na mediação promovida pelo olhar do outro, no caso desta obra, o da criança sobre a obra.

A partir da compreensão do valor ideológico das imagens na escola, propõe-se uma reflexão sobre as bases da construção filosófico-metodológica do ensino da arte nas séries iniciais, a fim de que possam expressar, por meio de suas produções, a releitura de suas próprias histórias.