área exclusiva para clientes

E-books

Aquisição de Controle de Companhia de Capital Pulverizado

Aquisição de Controle de Companhia de Capital Pulverizado

Por
Leticia de Faria Lima Coutinho
Editora
Almedina
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Este trabalho tem como objetivo analisar a regulação das transferências de controle em sociedades anônimas brasileiras de capital aberto (disperso e pulverizado) mediante oferta pública de aquisição de ações, bem como destacar a importância do direito societário para se buscar soluções adequadas ao novo cenário do mercado de controle acionário, de grande importância para a economia brasileira. Dessa forma, serão analisados os principais conflitos nas modificações do controle de companhias de capital pulverizado e disperso.
Serão analisados dois precedentes de aquisição de controle de companhias de capital pulverizado no Brasil: Sadia v. Perdigão e o Caso GVT, assim como os problemas e os conflitos experimentados em tais operações, tendo em vista a regulação coerente apenas com o sistema de capital concentrado.

Em suma, diante do surgimento de um grande número de companhias sem controlador majoritário e das diversas e recentes transformações no mercado de controle acionário, busca-se com este trabalho o estudo da regulamentação jurídica aplicável às operações em voga no Brasil.