área exclusiva para clientes

E-books

Analogias, leituras e modelos no ensino da ciência: A sala de aula em estudo

Analogias, leituras e modelos no ensino da ciência: A sala de aula em estudo

Por
Roberto Nardi/Maria José P. M. de Almeida
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

A obra Analogias, leituras e modelos no ensino da Ciência (selo Escrituras) aborda questões relacionadas ao uso da linguagem e o funcionamento de analogias, leituras e modelos em situações próprias do ensino da Biologia, da Física e da Química nos níveis Fundamental, Médio e Superior. É resultado de interações frutíferas, que possibilitaram a intersecção de preocupações, objetivos e propostas de solução para problemas identificados no ensino da ciência.
O livro apresenta questões como o discurso analógico no Ensino Superior de Física e Química, percepções de professores sobre o conceito de analogia e de sua utilização na aprendizagem dessas matérias, o uso de texto escrito por professores e alunos nas aulas de Ciências, a linguagem no ensino de Física, a construção de modelos na formação inicial e continuada de professores de Química, entre outras abordagens.
Analogias, leituras e modelos no ensino da Ciência resultou do intercâmbio entre diversos núcleos acadêmicos, entre eles o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista ― Unesp, Campus de Bauru ― e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas ― Unicamp ― que iniciou a colaboração na realização conjunta de trabalhos de investigação pelos organizadores desta publicação. Depois dessa etapa inicial, aconteceram intercâmbios com a Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia – UPN, Universidade de Minho, em Portugal, entre outras.